Exemplos de
Mi menor
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1. Enarmonia
A DO SOM Na música ocidental, uma escala diatônica nos per
te formar acordes com intervalos maiores e menores. Similarm
permite formar acordes com intervalos maiores e menores. Si
larmente, num instrumento de propriedades do sistema tempera
nstrumento inarmônico, como um tambor, em que cada batida e
te várias freqüencias estranhas de som, o som das notas em
ite várias freqüencias estranhas de som, o som das notas e
tidas terão parciais variadas, com freqüências diminutas.
otas emitidas terão parciais variadas, com freqüências di
nutas. Até mesmo um xilofone pode ter um som bem preciso, m
sue tons inarmônicos. Um violão em mal estado certamente e
tirá vários sons estranhos, por exemplo. Todos os instrume
a-de-fole e outros instrumentos que, quando tocados, o som e
tido produz notas das parcelas de uma escala inarmônica. O
nimo de teoria musical sabe que na escala diatônica a nota
Sustenido soa como um Fá Natural, assim como o Dó Bemol s
maneira de escrever um Dó Bemol em vez do Si Natural ou um
Sustenido em vez de um Fá Natural, numa partitura, é espe
uma passagem cromática em que houvesse as seguintes notas:
, Mi Bemol, Ré, Ré Bemol, Dó, Si e novamente o Si É prov
passagem cromática em que houvesse as seguintes notas: Mi,
Bemol, Ré, Ré Bemol, Dó, Si e novamente o Si É prováve
-se como exemplo a a escala de Sol: Sol, Lá, Si, Dó, Ré,
, Fá#. Como ficaria então, no caso da Escala de Sol#? Fica
so da Escala de Sol#? Ficaria: Sol#, Lá#, Si#, Dó#, Ré#,
#, Fá## (na verdade é a escala de Lá Bemol (Láb, Sib, DÃ
(na verdade é a escala de Lá Bemol (Láb, Sib, Dó, Réb,
b, Fá, Sol), porque essa escala de Sol Sustenido é uma arm
a de Sol Sustenido é uma armadura imprática), sendo que o
# e Si# só figuram na teoria musical para instrumentos que
que significa sustenido dobrado, foi aplicado aà para deter
nar que o que, na verdade, é um Sol, derivou de uma flexão
D#-E#: enarmônica à de Sol Bemol Maior (com sua relativa,
Bemol Menor). Escalas enarmônicas numa 6143-2507: Gb-Ab-Bb
tônica nos permite formar acordes com intervalos maiores e
es. Similarmente, num instrumento de propriedades do sistema
uma nota qualquer é formada por parciais de sons maiores e
es e harmônicos. Em um instrumento inarmônico, como um tam
enarmônica à de Si Maior (com sua relativa, Sol Sustenido
); Db-Eb-F-Gb-Ab-Bb-C: enarmônica à de Dó Sustenido Maior
à de Dó Sustenido Maior (com sua relativa, Lá Sustenido
); F#-G#-A#-B-C#-D#-E#: enarmônica à de Sol Bemol Maior (c
armônica à de Sol Bemol Maior (com sua relativa, Mi Bemol
). Escalas enarmônicas numa 6143-2507: Gb-Ab-Bb-Cb-Db-Eb-F:
à de Fá Sustenido Maior (com sua relativa, Ré Sustenido
); B-C#-D#-E-F#-G#-A#: enarmônica à de Dó Bemol Maior (co
rmônica à de Dó Bemol Maior (com sua relativa, Lá Bemol
); C#-D#-E#-F#-G#-A#-B#: enarmônica à de Ré Bemol Maior (
armônica à de Ré Bemol Maior (com sua relativa, Si Bemol
). Tonalidades enarmônicas numa 7052-3416: Triádicas: Cb-D
2. Cromatismo
ação das melonotas da escala cromática (composta de 12 se
tons e uma melonota enarmônica, por exemplo, um 0A (Láb-Mi
mitons e uma melonota enarmônica, por exemplo, um 0A (Láb-
b-Sib-Fá-Dó-Sol-Ré-Lá-Mi-Si-Fá#-Dó#-Sol#)) no contexto
´nica, por exemplo, um 0A (Láb-Mib-Sib-Fá-Dó-Sol-Ré-Lá-
-Si-Fá#-Dó#-Sol#)) no contexto de uma composição tonal.
ntes de retornar às notas da tonalidade original ou de assu
r uma nova tonalidade. Isso prolonga a tensão natural da ca
são utilizadas notas pertencentes a acordes de função do
nante ou subdominante secundários ou auxiliares, ou a acord
notas pertencentes a acordes de função dominante ou subdo
nante secundários ou auxiliares, ou a acordes da relativa m
inante secundários ou auxiliares, ou a acordes da relativa
/maior da tonalidade original (empréstimo modal). Em geral,
Temperado", Bach utilizou todas as 12 tonalidades maiores e
es, demonstrando a relação do campo tonal ao campo cromát
3. Dó sustenido menor
) - Escala: Mi, Fá#, Sol#, Lá, Si, Dó#, Ré# e novamente
que é a repetição da Tônica (1ª nota da escala ou 1º
© #. C#m (Dó# menor) - relativo de E - Escala: Dó#, Ré#,
, Fá#, Sol#, Lá, *Si#, Dó# (repetição da tônica) Núme
nsÃvel da escala de Dó# m, portanto é a alteração deter
nante que caracteriza o modo deste tom).
acidentes na sua ordem: Fá#, Dó#, Sol# e Ré #. C#m (Dó#
) - relativo de E - Escala: Dó#, Ré#, Mi, Fá#, Sol#, Lá,
4. Mi lócrio
lócrio é uma escala musical, por exemplo: E F G A Bb C D
por exemplo: E F G A Bb C D E, 2ª menor, 3ª menor, 5ª di
nuta, 6ª menor, 7ª menor. St T T St T T T. Arpejo com 7 me
o é uma escala musical, por exemplo: E F G A Bb C D E, 2ª
, 3ª menor, 5ª diminuta, 6ª menor, 7ª menor. St T T St T
cala musical, por exemplo: E F G A Bb C D E, 2ª menor, 3ª
, 5ª diminuta, 6ª menor, 7ª menor. St T T St T T T. Arpej
: E F G A Bb C D E, 2ª menor, 3ª menor, 5ª diminuta, 6ª
, 7ª menor. St T T St T T T. Arpejo com 7 menor: E G Bb D
b C D E, 2ª menor, 3ª menor, 5ª diminuta, 6ª menor, 7ª
. St T T St T T T. Arpejo com 7 menor: E G Bb D
5. Cromatismo
ização das notas da escala cromática (composta de doze se
tons e uma nota enarmônica, por exemplo, um Zê ou um Zero
uma nota enarmônica, por exemplo, um Zê ou um Zero (Láb-
b-Sib-Fá-Dó-Sol-Ré-Lá-Mi-Si-Fá#-Dó#-Sol#)) no contexto
xemplo, um Zê ou um Zero (Láb-Mib-Sib-Fá-Dó-Sol-Ré-Lá-
-Si-Fá#-Dó#-Sol#)) no contexto de uma composição tonal.
ntes de retornar às notas da tonalidade original ou de assu
r uma nova tonalidade. Isso prolonga a tensão natural da ca
são utilizadas notas pertencentes a acordes de função do
nante ou subdominante secundários ou auxiliares, ou a acord
notas pertencentes a acordes de função dominante ou subdo
nante secundários ou auxiliares, ou a acordes da relativa m
inante secundários ou auxiliares, ou a acordes da relativa
/maior da tonalidade original (empréstimo modal). Em geral,
mperado", Bach utilizou todas as doze tonalidades maiores e
es, demonstrando a relação do campo tonal ao campo cromát
6. Cromatismo
ação das melonotas da escala cromática (composta de 12 se
tons e uma melonota enarmônica, por exemplo, um 0A (Lé-Mé
ônica, por exemplo, um 0A (Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-
-Si-Fi-Di-Si)) no contexto de uma composição tonal. Os cro
ntes de retornar às notas da tonalidade original ou de assu
r uma nova tonalidade. Isso prolonga a tensão natural da ca
são utilizadas notas pertencentes a acordes de função do
nante ou subdominante secundários ou auxiliares, ou a acord
notas pertencentes a acordes de função dominante ou subdo
nante secundários ou auxiliares, ou a acordes da relativa m
smos com as 15 escalas: 0A: Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-
-Ti-Fi-Di-Si; 7S: Lá-Mi-Si-Fi-Di-Si-Ri-Li-Má-Tó-Fó-Dé-S
0A: Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si; 7S: Lá-
-Si-Fi-Di-Si-Ri-Li-Má-Tó-Fó-Dé-Sá; 5F: Tu-Fé-Du-Sé-RÃ
Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá; 2S: Ti-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-
-Ti-Fi-Di-Si-Ri-Li; 3F: Du-Sé-Rá-Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-R
Di-Si-Ri-Li; 3F: Du-Sé-Rá-Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-
-Ti; 4S: Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-Ri-Li-Má-Tó; 1F: R
-Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti; 4S: Dó-Só-Ré-Lá-
-Ti-Fi-Di-Si-Ri-Li-Má-Tó; 1F: Rá-Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-
i-Si-Ri-Li-Má-Tó; 1F: Rá-Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-
-Si-Fi-Di; 6S: Ré-Lá-Mi-Si-Fi-Di-Si-Ri-Li-Má-Tó-Fó-Dé;
á-Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Si-Fi-Di; 6S: Ré-Lá-
-Si-Fi-Di-Si-Ri-Li-Má-Tó-Fó-Dé; 6F: Mu-Tu-Fé-Du-Sé-Rá
é-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré; 1S: Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-
-Ti-Fi-Di-Si-Ri; 4F: Fé-Du-Sé-Rá-Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-
i-Si-Ri; 4F: Fé-Du-Sé-Rá-Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-
; 3S: Fá-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-Ri-Li-Má; 2F: Sé-
Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-Mi; 3S: Fá-Dó-Só-Ré-Lá-
-Ti-Fi-Di-Si-Ri-Li-Má; 2F: Sé-Rá-Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-
i-Si-Ri-Li-Má; 2F: Sé-Rá-Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-
-Ti-Fi; 5S: Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-Ri-Li-Má-Tó-Fó; 7F
¡-Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi; 5S: Só-Ré-Lá-
-Ti-Fi-Di-Si-Ri-Li-Má-Tó-Fó; 7F: Lu-Mu-Tu-Fé-Du-Sé-Rá-
inante secundários ou auxiliares, ou a acordes da relativa
/maior da tonalidade original (empréstimo modal). Em geral,
Temperado", Bach utilizou todas as 12 tonalidades maiores e
es, demonstrando a relação do campo tonal ao campo cromát
7. Escala
#-A#-B-C# Mi Bemol Menor (enarmônica): Eb-F-Gb-Ab-Bb-Cb-Db
: E-F#-G-A-B-C-D Fá Menor: F-G-Ab-Bb-C-Db-Eb Fá Sustenido
8. Escala
#-A#-B-C# Mi Bemol Menor (enarmônica): Eb-F-Gb-Ab-Bb-Cb-Db
: E-F#-G-A-B-C-D Fá Menor: F-G-Ab-Bb-C-Db-Eb Fá Sustenido